Pesquisa Google

Google
 

segunda-feira, 23 de julho de 2007

A-GPS no N95

Fiquei impressionado!

Fiz o upgrade do firmware do Nokia N95 para a versão 12.0.013 no sábado. Daí resolvi verificar o GPS do mesmo com a opção do A-GPS (Assisted GPS).

Para quem não sabe, o Nokia N95 possui um módulo GPS de geração anterior aos SIRF mais modernos, o que resulta em tempos maiores para "achar" os satélites, para mim nunca menos de 3 minutos. Depois de conectados, ele funciona relativamente bem.

Com o A-GPS o N95 recebe de um servidor da Nokia via GPRS/EDGE/3G o "almanac", uma relação atualizada da posição de cada satélite GPS. Com base nestes dados, ele pode calcular mais rapidamente a localização.

Nos testes que tenho feito, o tempo caiu de 3 minutos para menos de 30s...

Faz uma diferença gritante na usabilidade do GPS do celular!

2 comentários:

Unknown disse...

como faço para fazer esse firmeware no meu nokia n95, você pode me ajudar, comprei ele no dia 01

Eduardo Akira disse...

Entre no site da Nokia Brasil e baixe o Nokia Software Updater. Leia com atençào todos os cuidados a tomar pois se algo der errado o seu celular vira um peso para papel...

http://www.nokia.com.br/A4524073

Já fiz várias atualizações e nenhuma deu problema.