Pesquisa Google

Google
 

terça-feira, 14 de agosto de 2007

Nokia Maps em São Paulo

Sou paulistano e ando muito bem na cidade de São Paulo. Tanto que já me disseram que se eu perdesse meu emprego eu poderia ser motorista de taxi...

Semana passada, indo para São Paulo a trabalho, resolvi testar a navegação por voz do Nokia Maps (http://www.smart2go.com/ ou http://mobilesearch.nokia.com/) no meu Nokia N95 para andar pela cidade. O programa é gratuito (exceto o tráfego de dados) para exibir mapas e traçar rotas, já a navegação é paga e válida por um período determinado (7dias, 30 dias, 1 ano ou 3 anos). No caso da navegação para a cidade de São Paulo, o custo foi de aproximadamente R$20,00 por 7 dias, comprados diretamente do celular através de cartão de crédito, sendo que o processo é rápido e simples.

Ok, navegação ativada e vamos lá... Estava na rodovia Castello Branco perto de Sorocaba, pedi para traçar a rota até o Itaim Bibi, Av Juscelino Kubitschek (poderia ter escolhido um nome mais fácil, escrever Kubitschek com o teclado numérico de um celular não é a coisa mais simples do mundo...) e acionei a navegação.

Aí, o programa pediu para baixar os comandos de voz, um arquivo de mais de 2mb, tudo bem, meu plano de dados é ilimitado e a Claro tem EDGE... Mas rodando na estrada à 120km/h a taxa de transferência ficou em torno de 20kbps... Quando terminou o download já estava bem perto de Barueri...

Começa a navegação com uma voz feminina com sotaque português. Fiquei impressionado com o funcionamento do programa. O mapa se deslocava acompanhando a minha posição, indicando a minha velocidade e direção e passando as instruções.

Entrando em São Paulo pela Marg. Pinheiros, logo ela congestionou. Desviei para a Cidade Universitária, saindo da rota sugerida pelo programa (e caindo em outro congestionamento). Em instantes o programa recalculou a rota e passou a tagarelar "Vire à esquerda", "Siga em frente" seguindo o novo caminho.

Em pouco tempo (para padrões paulistanos às 17h) cheguei ao meu destino no Itaim.

Fiz outros testes e em apenas um caso o programa sugeriu uma informação errada, uma conversão à esquerda em um local não permitido. Ou seja, ouça os conselhos mas fique de olho na sinalização para não fazer "barbeiragens"...

O português de Portugal tem suas estranhezas para nós, brasileiros. Rotatória passa a ser rotunda... Devem ter outros termos diferentes mas não foram utilizados nas rotas.

Dicas:

1. Baixe os comandos de voz e os mapas pelo MapLoader para economizar $$$ e tempo;


2. No N95 use a versão mais nova do firmware (12.0.013) pois o A-GPS diminui sensivelmente o tempo para que o GPS calcule a sua posição;

3. Se não quiser comprar o pacote de navegação, use a função "Iniciar rastreamento" após gerar uma rota. Será mostrado o mapa com a rota e a sua posição calculada pelo GPS, o que permite o acompanhamento da mesma.

Um comentário:

Unknown disse...

usei aqui no rio mas sem comprar, me orientando manualmente. Alias outro que funciona bem manulamente no 95 é o do Google. Pois bem, há alguma coisa que não sei se o nokia fornece, como por exemplo a posição em º e minutos, para com estes valores lançar em outros programas de localização.