Pesquisa Google

Google
 

quinta-feira, 30 de agosto de 2007

Permissão internacional para dirigir x carteira internacional de motorista

Vou tirar umas férias e pretendo alugar um carro. Para não ter problemas, comecei a fazer uma busca n ainternet sobre a Carteira Internacional de Motorista, emitida pelo Touring, Automóveis Clubes e outras entidades não oficiais. Para mim, aparentemente ela seria válida para qualquer propósito no exterior e já estava juntando a minha documentação e o valor da taxa de emissão...

Entretanto, ao aprofundar a minha pesquisa, li que numa página do site da embaixada brasileira na Alemanha que:

1. A carteira nacional de habilitação (modelo com foto) é válida para dirigir no país;

2. As locadoras de automóveis NÃO estão aceitando as carteiras internacionais de motorista emitidas por entidades não-oficiais.

Ou seja, estava a ponto de levar gato por lebre...

O documento certo para quem vai dirigir no exterior agora é a PID - Permissão Internacional para Dirigir, emitida pelos Detrans ou Ciretrans locais.

Mais info nos links a seguir:

Embaixada do Brasil na Alemanha
Consulado Alemão de Porto Alegre/RS

2 comentários:

Rodrigo Parente disse...

Boa noite Eduardo. Estou com a mesma dúvida que você, e não sei se devo tirar a PID. Disseram que na Alemanha a nossa carteira é válida e você pode dirigir sem problemas com ela, acompanhada do passaporte. Foi necessário utilizar a PID em sua viagem? Você foi para a Alemanha e dirigiu em autobahns? E na Itália, vc chegou a dirigir?
Abraços
Rodrigo Parente

Eduardo Akira disse...

Eu dirigi na Alemanha, Rep. Checa, Bélgica e França. No entanto, tirei a PID para não ter problemas.
Eu recomendo tirar a PID pois como ela é um documento aceito internacionalmente é bem menor a chance de dar algo errado. Além disso, a validade da mesma é igual a da sua carteira de motorista.