Pesquisa Google

Google
 

quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Asus EEE PC

Antes de começar o post, verifique se vc se encaixa em qualquer uma das afirmações a seguir:

1. Quero sempre ter a máquina mais avançada com a placa de vídeo megaultrasuperblaster, HD de infinitos gigas, processador quad-core, tela de 20", etc;

2. Sou fanático pelo Bill Gates e acho que o Vista é o melhor sistema operacional já lançado;

3. Passo a maior parte do meu tempo jogando os jogos mais complexos em rede;

4. Gosto de assistir DVD e ouvir CD no meu computador;

5. Sou miope e tenho dificuldade com telas de computador muito pequenas;

6. Minhas mãos parecem raquetes de tênis e meus dedos são muito grandes;

7. Para mim, dinheiro não é problema e acho que o Sony Vaio por R$10.000 é uma pechincha.

Em qualquer um dos casos acima, o EEE PC da Asus não é a melhor opção para vc. Mas para o resto dos mortais, vamos aos fatos:

1. O EEE PC é um notebook que pesa 900 gramas, tem o tamanho aproximado de um caderno universitário e não cansa as costas ao ser carregado;

2. Possui um processador Celeron 900 mhz, underclocked para 620 mhz, vem com 512mb de ram e tem uma tela 800x480 de 7";

3. Possui um HD SSD (solid state disk) de 4gb e roda uma versão de Linux (Xandros) que ocupa aproximadamente 2gb do HD;

4. A bateria dura umas 3 horas sem wifi ligado/2h30 com wifi ligado;

5. Demora 15s para ligar (boot);

6. Vem com Skype, Firefox, Open Office, Thunderbird (e-mail) e cliente de IM instalado;

7. Vem com wifi integrado, porta ethernet e 3 usb;

8. Acreditem! É bem rápido o bichinho...

9. Tudo isto por pouco mais que R$1200,00.

Comprei um deles para a minha esposa, mas quem está mexendo mais nele sou eu. O EEE é o sonho de portabilidade de qualquer um, pode ser carregado para qualquer lugar, não possui partes móveis (HD) que podem quebrar, a bateria tem boa autonomia e sua velocidade, a despeito do processador, é muito boa, talvez em função do HD SSD ser mais rápido que um HD comum.

Eu tenho um notebook relativamente potente, com Celeron M 1,6ghz, 2gb de ram, HD de 120gb, DVD/CD, tela wide de 14,1", etc. mas o bicho pesa 3kg com a fonte, ou seja, não dá para ficar carregando de um lado para outro. Sem contar que a maleta/mochila para carregá-lo chama muito a atenção.

O EEE PC não foi concebido para substituir o seu desktop/notebook tradicional, mas sim como um segundo computador para tarefas básicas, como acessar a internet, editar documentos, planilhas ou apresentações e comunicar-se com outras pessoas. Sua interface, a despeito de ser baseado em Linux, é muito simples, com ícones grandes e bem explicativos.

O mais legal é que já existe uma comunidade ativa de usuários que estão fazendo mods no EEE, modificando o Linux e inclusive instalando o Windows XP nele.

Nenhum comentário: